segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Amizade!?


Ontem, ouvi de uma pessoa próxima, que comentava de uma amiga, algo parecido com: "Gosto muito dela, de coração, de verdade. Vejo os defeitos dela, mas quando percebi tais defeitos já gostava dela!".

Quando e quanto conhecemos alguém de verdade??
O que é mais importante: defeitos, qualidades...ponderação ?
Quem é capaz de julgar uma amizade se não compartilha dela ?

Todos nos perguntamos, inclusive pesquisadores e cientistas, quais são os mecanismos que sustentam uma amizade, um fenômeno considerado subjetivo ?


Na amizade, assim como na sociedade, temos regras, mesmo que implícitas, de conduta, de comportamento, de afeto. Muitas vezes, é a amizade que faz com que algumas pessoas consigam administrar um tipo de vida, ter sonhos e projetos, atuar e cumprir seu destino na sociedade, é o que dá estímulo, força, superação.

Quando digo "amizade", falo daquela que é entendida como a duradoura, a sólida, a que envolve confiança, carinho, respeito e até mesmo admiração. 

Porque como diz o filósofo Mário Sérgio Cortella: "Amizade que acaba é porque nunca começou. Se não for algo que sai do pragmático, do imediato, não é verdadeiro".


Então, o que faz surgir aquela amizade "para sempre" ?
Acredito que está além das explicações da razão. É como na frase de Vinícius de Moraes: "A gente não faz amigos, reconhece-os". 


Como já escrevi aqui várias vezes, observo muito as pessoas...e posso dizer, com franqueza e sem pudor, que até pouco atrás acreditava que os afins se uniam e que você para ser amigo de alguém precisaria ter muitas afinidades com a pessoa. Hoje me pergunto: Será?

Como alguém 'aparentemente' coerente, sensata e independente pode ser amiga de outra 'totalmente' irresponsável, egoísta e oportunista ?

Será que a amizade funciona como a paixão, precisa de uma certa química?
filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882) escreveu que: "A amizade requer aquele raro ponto médio entre semelhança e diferença".


Bem, para mim, amizades duradouras, só e tão somente, são viáveis com pessoas maduras. Porque é preciso trocar mais do que fofocas... é preciso conversar, discutir, trocar idéias e crescer junto e "jamais" ter inveja do outro - assim como qualquer outro relacionamento. É a possibilidade de confronto sem ruptura. "Se você me importa, eu me incomodo com você. Incomoda-me se você está certo, errado, o que você fala e até a forma de você se vestir", como diz Cortella.

Amiga é quem pode falar aquilo que não gostamos de ouvir e mesmo assim respeitá-la. É superar mágoas e perceber que aquela pessoa, aquela amiga, só quer seu bem. A amizade é um espaço para buscar o crescimento e aprender com o outro, é onde podemos reconhecer os próprios limites e saber onde procurar o que falta.

Se não for assim, não é amizade e muito menos será duradoura!

Boa semana...

Cristiane Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem pra me dizer ?