segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A mudança dos incomodados


“Os incomodados que se mudem”. Gosto deste ditado popular... Diz que a alteração deve ser em si mesmo. Acho sábia esta decisão.

Modificar as pessoas ou ambiente requer muita habilidade social, capacidade de liderança e influência sobre as pessoas. Conclusão? É difícil! Só poucas pessoas conseguem. Então a alternativa é “se” mudar ou mudar a si mesmo, internamente; pensamentos, crenças, sentimentos.

Às vezes é preciso fazer uma substituição de local, sair de uma casa, bairro ou mesmo país. Porém este é o último caso. Primeiro vem a transformação interna. É nela que aposto. Conseguir modificar a forma como se interpreta num fato. Porque acho que é aí que mora o problema, como a gente lê uma situação; dependendo de nossa simbologia podemos fazer de algo simples um desastre e vice-versa.

Acho muito poderosa nossa percepção, é ela que nos direciona para sermos alegres ou tristes e quanto a gente gasta nosso tempo nesses estados de espíritos. Sempre recomendo, se está incomodado, mude-se! Procure conhecer como está agora e como quer ficar e escolha uma estratégia e caminho para chegar lá. É de nossa responsabilidade ficar bem ou mal.

Jogamos a responsabilidade em alguém, mas no fundo o maior poder está em nós mesmos. O comportamento do vizinho lhe incomoda? Mude-se, não de vizinhança, mas de pensamento, tente procurar uma forma de ver este comportamento em outro ângulo, altere sua vibração e se ainda precisar falar com o vizinho, tenho certeza que irá usar o tom certo para que ele colabore com seu bem estar.

Ser assertivo não é ser briguento, reclamão e crítico; é saber se posicionar na vida para se defender e lutar pelo que você entende como direito seu. Mas ser firme não leva a gente a ser agressivo, violento, desrespeitador do outro. É apenas um posicionamento e é preciso muita inteligência para argumenta com aquilo que você quer que mude fora de você.

Aprenda a mudar-se antes de tentar mudar o mundo!

Nanda Botelho com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem pra me dizer ?