quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O descompromisso com o compromisso


Pessoas comprometidas são comprometidas consigo mesmas, pois valorizam a própria palavra e possuem a determinação em cumprir  todos os compromissos que assumem.

E as pessoas descomprometidas ? Bem, as pessoas descomprometidas também são comprometidas  consigo mesmas, mas valorizam somente o seu próprio conforto e cumprem a própria vontade, acima de qualquer compromisso que assumem. 

Na verdade a diferença está nos valores íntimos que se refletem nos interesses pessoais demonstrados e traduzidos nas atitudes do dia-a-dia, e que afirmam qual o perfil de relacionamento com tudo que está ao redor.

Mesmo sendo sabido, compreensível e humano que as pessoas preocupem-se consigo e, façam às suas escolhas a partir do que consideram correto para si mesmas, o que realmente me intriga é que mesmo após assumir claramente compromissos, ou seja, fazer escolhas (porque ninguém é obrigado a nada), decidem pelo que lhes é mais conveniente sem considerar os impactos de suas escolhas sobre os outros e deixam de lado os compromissos que assumiram.

E pior, consideram esta atitude compreensível e normal.

Eu sou do tempo da palavra, o que eu digo, eu faço...se eu disser talvez, é talvez e se disser sim, é sim... a não ser que eu dependa de outra pessoa para fazê-lo (afinal não sou onipotente, pelo contrário, sou bastante impotente para o que eu realmente gostaria de fazer por todos, mas isso é outra história...).

Nunca faz sentido considerar que compromissos que você assuma, podem ser simplesmente deixados de lado e tudo bem. Pessoas que são descomprometidas com os compromissos assumidos são, rapidamente, rotuladas de imaturas, irresponsáveis e de pouca confiança.
E isto se estende para o campo profissional também, podemos ver cada vez mais profissionais inconsequentes e limitados; que nunca sabem enfrentar dificuldades, porque só conseguem visualizar e valorizar o seu mundo particular, sem se focar no que lhe cerca e sem compreender que faz parte de uma rede de colaboração. Colaboração? Nem sabem o que isto significa !

Profissionais assim, acredite, são insustentáveis; porque para se sustentar em qualquer cargo, indicado ou não, será preciso respeito e muita competência, e ambos exigem compromisso.

Quando refletimos sobre compromisso e descompromisso, refletimos sobre consciência, bom senso, receios, desculpas, colaboração, competência e principalmente, na capacidade de fazer as escolhas se tornarem “vapor” ao invés de torná-las realidade.

É bem verdade que nunca é fácil fazer o quê se deve fazer; porque é muito mais confortável fazer só o que se quer, sem pensar muito além de você mesmo.
E a questão sempre será o tipo de escolha que você fará, se disser sim ou não, cumpra com a sua palavra.

O que você prefere ser: comprometido com algo/alguém ou descomprometido com a vida ?

Cristiane Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem pra me dizer ?